O encanto da Literatura

AUTORA
Professora Marcia Terezinha da Silva, 5º ano A

A turma do 5º ano A da Escola Municipal Pref. Drº Elyseu de Campos Mello reconheceu a importância da Literatura Infantil.

A professora frente a turma Marcia Terezinha da Silva considerando a importância da Literatura Infantil na formação do indivíduo e no desenvolvimento da aprendizagem durante a infância e valorizando estas questões objetivou trilhar o caminho do caráter lúdico da literatura infantil contribuindo para o desenvolvimento da criança em todos os sentidos, seja a imaginação, a fantasia, a emoção e o sentimento de forma prazerosa e significativa, aproximando a criança de diferentes linguagens como: corporal, plástica, musical, oral e escrita. Estas preocupações com a formação crítico- social das crianças nos motivou a realizar essas atividades com a turma do 5º ano A.

Essas atividades deram início com uns episódios do sítio do pica Pau Amarelo da rede globo 2001. Foram realizadas leituras de alguns capítulos das memórias de Emília e das reinações de Narizinho e também as professoras levaram várias músicas dos personagens para que os alunos conhecessem. O contato com as obras Literárias e musicais tiveram fundamental importância nesse aprendizado. Então foi realizada a troca de experiências entre os alunos através de um riquíssimo debate com exposições de diferentes opiniões, gerando assim um estímulo à participação cada vez maior dos alunos. Sabendo da importância que Monteiro lobato tem na Literatura Infantil e grandiosidade de encanto e curiosidade que suas histórias proporcionam às crianças foi trabalhado também a biografia de Monteiro Lobato.

Tudo isso oportunizou as crianças terem impressão pessoal sobre as histórias e deu oportunidades para identificar o que não agradou em cada história permitindo que elas criassem suas próprias histórias.

Após todas essas atividades a professora propôs a realização de um musical ou um teatro. Os alunos por unanimidade optaram pela realização de um teatro. Porém a professora fez um desafio no qual eles iriam escrever a história. E o mais interessante que partiu de os alunos realizar uma história diferente do Sítio Do Pica Pau Amarelo.

E foi o que aconteceu a professora propôs esse desafio onde todos os alunos escreveriam uma história e seria escolhida a melhor para a realização do teatro. E assim foi realizado a turma inteira produziu um texto no qual após o término o aluno foi até a frente para ler e dentre estes textos os próprios alunos que escolheram o texto que seria realizado o teatro. foi escolhido o texto da aluna Fernanda dos Santos Antunes que foi reestruturado para o teatro e também os alunos ajudaram na confecção de sua fantasia do personagem escolhido. A turma inteira participou, onde cada aluno resolveu qual personagem queria ser.

O teatro foi realizado no dia 18 de abril no dia escolhido para celebração da Literatura Infantil e também o dia de Monteiro Lobato considerado pai da literatura Infantil.

O teatro foi realizado no pátio da escola onde todas as turmas puderam assistir, e cada aluno estava caracterizado de acordo com seu personagem escolhido

O contato com as obras Literárias teve fundamental importância e serviu como elo entre o mundo fantástico dos livros e a realidade, possibilitando entender o mundo e possibitando aos alunos repensar suas atitudes no ambiente que estão inseridos.

Saliento ainda a escola ao oportunizar o contato com os livros possibilita ao aluno o acesso ao mundo maravilhoso da leitura e da escrita, o mundo da Literatura. O trabalho fez com que os alunos entrassem em contato com o universo da cultura brasileira através dos territórios da arte de forma participativa.



Comentários